Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Portal do IMAS

Utilização do portal do IMAS

As instituições de crédito supervisionadas e terceiros podem utilizar o portal do IMAS, o sistema de gestão de informação (Information Management System – IMAS) no âmbito do Mecanismo Único de Supervisão, para enviar informações relacionadas com os processos de supervisão, acompanhar o seu estado e trocar informações com as entidades de supervisão. Se já tiver uma conta, pode iniciar a sessão e aceitar os termos e condições.

Iniciar sessão no portal do IMAS

Lançamento do portal

O portal do IMAS foi lançado em inícios de 2021. Dependendo do tipo de processo de supervisão, tanto as instituições de crédito supervisionadas (significativas e menos significativas) como terceiros (entidades não supervisionadas e pessoas singulares) podem utilizar o portal. A seguir encontra informações sobre os processos disponibilizados no portal.

Ativação de conta

As instituições supervisionadas podem definir os respetivos utilizadores e gerir o acesso dos mesmos ao portal do IMAS, nomeando para o efeito administradores delegados.

No que respeita a terceiros, o BCE atua como administrador.

Registo no portal do IMAS

Criação de contas de utilizador

Os administradores delegados podem aceder ao portal do BCE de verificação da identidade, a fim de criar novas contas de utilizador para a própria organização e de lhes serem concedidas permissões específicas no portal do IMAS. No caso de terceiros, as contas de utilizador são criadas diretamente pelo BCE.

Como referência rápida sobre a ativação de conta ou outras informações técnicas essenciais, pode consultar o manual de utilizador. As instruções completas sobre a utilização do portal são disponibilizadas na própria plataforma.

Como aceder ao portal do IMAS pela primeira vez Manual do utilizador para ativação de conta Funcionamento do portal do IMAS: como aceder a diferentes processos

Adicionar ou remover administradores delegados e utilizadores

Os administradores delegados registados podem solicitar alterações enviando, por correio eletrónico para supportcenter@ecb.europa.eu, o formulário disponibilizado para o efeito.

Terceiros podem solicitar alterações enviando, por correio eletrónico para supportcenter@ecb.europa.eu, o formulário específico disponibilizado para o efeito.

Como solicitar apoio

Em caso de problemas técnicos com o portal do IMAS ou o portal do BCE de verificação da identidade, contacte o centro de apoio do BCE por correio eletrónico (supportcentre@ecb.europa.eu) ou telefone (+49 69 1344 7766).

Processos disponibilizados no portal do IMAS

Avaliação da adequação e idoneidade para instituições de crédito significativas

As instituições de crédito significativas podem utilizar o portal do IMAS para enviar os seus pedidos de avaliação da adequação e idoneidade, acompanhar o estado dos mesmos e trocar informações com a autoridade de supervisão.

Avaliação da adequação e idoneidade

A utilização do portal do IMAS para avaliações da adequação e idoneidade é obrigatória, por lei ou como prática administrativa, em alguns países e voluntária em outros. O mapa abaixo indica a situação aplicável em cada país participante. O portal do IMAS não altera a forma como o BCE e as autoridades de supervisão nacionais cooperam: em todos os países participantes, a autoridade de supervisão nacional continua a ser o ponto de entrada para os pedidos de avaliação da adequação e idoneidade.

Guia rápido sobre pedidos de avaliação da adequação e idoneidade

Notificações no âmbito de procedimentos de passaporte

Tanto as instituições de crédito significativas como as menos significativas poderão apresentar as suas notificações relacionadas com procedimentos de passaporte através do portal do IMAS.

Aquisição de participações qualificadas

Os pedidos de autorização de aquisição ou de aumento de “participação qualificada” numa instituição de crédito serão apresentados através do portal do IMAS.

Todas as páginas desta secção