Visão geral das nossas atividades de supervisão
Trabalhamos para manter os bancos seguros e o sistema financeiro estável.
Asseguramos que os bancos sob a nossa supervisão gerem adequadamente os seus riscos. Para o efeito, procedemos continuamente a controlos dos bancos como parte da nossa supervisão quotidiana, realizamos avaliações regulares e garantimos que os bancos cumprem a regulamentação bancária da União Europeia. Efetuamos também controlos regulares da situação do bancos, aplicamos medidas prudenciais e concedemos autorizações bancárias.
Todas estas atividades são desenvolvidas em estreita cooperação com as autoridades de supervisão nacionais dos países participantes.
Conceder autorizações a bancos
Colaborando estreitamente com as autoridades de supervisão nacionais, somos responsáveis pelas autorizações bancárias, incluindo a autorização para o exercício de atividade bancária. Desta forma, asseguramos que apenas bancos sólidos que cumpram todos os requisitos legais possam obter autorização para o exercício de atividade bancária, o que contribui para a confiança no sistema bancário.
Saiba mais sobre as autorizaçõesAssegurar a resiliência dos bancos
No processo de análise e avaliação para fins de supervisão (supervisory review and evaluation process – SREP), avaliamos os riscos enfrentados pelos bancos e se estes estão bem preparados para os gerir. O “relatório” resultante, dirigido aos bancos, inclui recomendações e, se aplicável, medidas prudenciais para corrigir eventuais deficiências.
Saiba mais sobre o SREPAvaliar a gestão dos bancos
Procedemos a avaliações da adequação das pessoas que dirigem os bancos e analisamos também a composição geral dos órgãos de administração, a fim de assegurar que os bancos têm uma gestão eficaz e um processo sólido de tomada de decisões.
Saiba mais sobre as avaliações da adequaçãoVerificar modelos internos
Avaliamos se os modelos internos utilizados pelos bancos para calcular o capital regulamentar cumprem os requisitos legais. Procedemos a verificações de modelos internos, a pedido dos bancos ou por nossa própria iniciativa.
Saiba mais sobre as verificações de modelos internosAssegurar a resiliência a choques
Realizamos testes de esforço para avaliar se os bancos têm capacidade para fazer face a choques económicos e financeiros. Os resultados desses testes ajudam‑nos a identificar as vulnerabilidades dos bancos numa fase precoce e servem‑nos de guia na tomada de medidas prudenciais para lhes dar resposta.
Leia mais sobre os testes de esforçoTomar medidas para garantir a conformidade
Visamos assegurar que os bancos cumprem as decisões de supervisão e os requisitos prudenciais. Se não o fizerem, podemos recorrer a medidas coercivas, que podem ser impostas em caso de infrações.
Saiba mais sobre as nossas medidas coercivasComo funciona a supervisão bancária europeia?
Veja o nosso vídeo para saber mais