Sobre o MUS
Contribuímos para manter o sistema bancário europeu seguro e sólido.
Como autoridade de supervisão bancária europeia, contribuímos para manter o sistema bancário seguro e sólido, com vista a que tenha a certeza de que os bancos podem resistir a uma crise.
Uma supervisão coerente e harmonizada em toda a área do euro ajuda a manter o seu dinheiro seguro. Garante igualmente que os bancos possam desempenhar as suas funções essenciais e conceder empréstimos a pessoas e empresas.
Somos a supervisão bancária europeia
A supervisão bancária europeia é composta pelo BCE e pelas autoridades de supervisão nacionais dos países participantes. Após a crise financeira, a necessidade de uma supervisão mais eficaz dos bancos tornou‑se mais urgente. Iniciada em 2014, a supervisão bancária europeia foi criada para o efeito, sendo um dos dois pilares da união bancária na União Europeia (UE).
Saiba mais sobre a supervisão bancária europeiaSupervisionamos os bancos de maior dimensão dos países participantes
Supervisionamos diretamente os bancos de maior dimensão dos países participantes, trabalhando em estreita colaboração com as autoridades de supervisão nacionais. Estas supervisionam também os bancos de menor dimensão nos respetivos países.
Saiba mais sobre os bancos que supervisionamosPodemos aplicar sanções aos bancos, se não cumprirem
Tomamos várias medidas para assegurar que as regras e a regulamentação são cumpridas. Podemos exigir que os bancos detenham mais capital, aplicar‑lhes sanções, caso violem as regras, e conceder e revogar licenças bancárias, o que torna a nossa supervisão eficaz.
Saiba mais sobre as nossas atribuiçõesGarantimos uma supervisão coerente
Novas informações e controlos de qualidade regulares permitem‑nos melhorar constantemente os nossos processos. Deste modo, as nossas práticas são mais eficientes. Ajuda‑nos também a harmonizar ainda mais a supervisão de todos os bancos dos países participantes.
Saiba mais sobre a nossa abordagemSomos responsáveis perante os cidadãos europeus
A supervisão dos bancos é uma grande responsabilidade. Para cumprir esta atribuição, temos de ser independentes no nosso processo de tomada de decisões. Contudo, isso não significa que podemos fazer tudo o que quisermos. Prestamos contas ao Parlamento Europeu e ao Conselho da UE e informamos regularmente sobre as nossas decisões.
Saiba mais sobre o nosso regime de prestação de contasHistória da supervisão bancária europeia
O BCE assumiu as suas funções de supervisão bancária em 2014. Saiba mais sobre as principais etapas da supervisão bancária europeia – desde a proposta de criação até aos desenvolvimentos mais recentes.
Etapas da supervisão bancária europeiaSupervisão bancária europeia explicada
Em que consiste o Mecanismo Único de Supervisão (MUS)? Como funciona e o que fazemos? Saiba a resposta a estas e outras perguntas neste vídeo de três minutos.
Contacte‑nos
Tem perguntas sobre a supervisão bancária europeia e o que fazemos? Conheça a resposta às perguntas mais frequentes ou envie-nos as suas próprias questões.
Saiba mais sobre o que fazemos
Supervisão explicada
Para ler mais sobre o nosso trabalho, consulte as nossas notas explicativas. Estas clarificam temas importantes, que lhe permitirão entender melhor o domínio da supervisão bancária.
Supervisão explicadaIniciativas para jovens
As decisões que tomamos também podem ter impacto no dia a dia dos jovens, pelo que organizamos eventos em toda a Europa para dialogar diretamente com os jovens e ouvir os seus pontos de vista e ideias.
As nossas iniciativas mais recentes