As alterações climáticas e a supervisão bancária
As alterações climáticas são uma fonte de risco financeiro.
As alterações climáticas afetam a segurança do setor bancário através de riscos físicos – como fenómenos meteorológicos extremos – e de riscos de transição, como incertezas associadas à passagem para uma economia hipocarbónica.
Enquanto autoridade de supervisão das instituições de crédito europeias, trabalhamos para assegurar que estas detetam, gerem e divulgam adequadamente os riscos a que estão expostas, incluindo os decorrentes das alterações climáticas. Tal ajuda‑as a ser mais resilientes a choques climáticos e de transição, o que, por sua vez, contribui para a segurança e a solidez do setor bancário da área do euro e do conjunto do sistema financeiro.
Resultados do teste de esforço de 2022 centrado no risco climático
Não obstante alguns progressos, o nosso primeiro teste de esforço centrado no risco climático revelou que as instituições de crédito ainda registavam atrasos em vários domínios.
ComunicadoGuia sobre riscos climáticos e ambientais
Como esperamos exatamente que as instituições de crédito procedam à gestão e divulgação de riscos financeiros climáticos e ambientais? Fornecemos uma explicação pormenorizada no nosso guia de supervisão.
ComunicadoPROCURA INFORMAÇÃO RECENTE RELACIONADA COM AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS?
VEJA ABAIXO
Como as instituições de crédito gerem os riscos climáticos e ambientais
As instituições de crédito têm de ajustar as suas práticas e acelerar os esforços para fazer face aos riscos climáticos e ambientais. Infelizmente, em novembro de 2021, todas as instituições de crédito supervisionadas estavam longe de cumprir as nossas expectativas.
ComunicadoComo as instituições de crédito divulgam os riscos climáticos e ambientais
As instituições de crédito precisam de melhorar as suas práticas de divulgação de riscos climáticos e ambientais. Os regulamentos relativos a este tipo de divulgação serão mais rigorosos no futuro, com os participantes no mercado e o público em geral a esperarem cada vez mais informação.
ComunicadoPrioridades prudenciais no período de 2024 a 2026
A nossa lista de prioridades prudenciais identifica os riscos climáticos e ambientais como uma vulnerabilidade importante para as instituições de crédito e descreve como abordaremos esta questão na nossa função de supervisão.
Prioridades prudenciaisAnálise temática dos riscos climáticos e ambientais
As instituições de crédito têm de intensificar os seus esforços de medição e gestão dos riscos climáticos e ambientais. A nossa análise temática de 2022 demonstra o nosso empenho em integrar plenamente estes riscos no trabalho diário das nossas equipas de supervisão.
ComunicadoAs alterações climáticas e o BCE
Enquanto banco central e autoridade de supervisão, as alterações climáticas têm uma influência significativa em todas as nossas responsabilidades. É por isso que estamos a tomar medidas em todas as frentes para desempenhar o nosso papel na resolução deste desafio mundial.
Outras medidas do BCE relacionadas com as alterações climáticas