Principais etapas
A cronologia abaixo apresenta as principais etapas da supervisão bancária europeia – desde as propostas iniciais de criação de uma união bancária, passando pelo processo legislativo a nível da União Europeia (UE), até à entrada em funcionamento do Mecanismo Único de Supervisão (MUS) e os desenvolvimentos seguintes.
2023
19 de outubro de 2023Claudia Buch nomeada presidente do Conselho de Supervisão
O Conselho da UE nomeia Claudia Buch para presidente do Conselho de Supervisão por um mandato de cinco anos, com início em 1 de janeiro de 2024.
Currículo: Claudia Buch2021
24 de fevereiro de 2021Frank Elderson nomeado vice‑presidente do Conselho de Supervisão
O Conselho da UE nomeia Frank Elderson para vice‑presidente do Conselho de Supervisão, com início em 24 de fevereiro de 2021. Como estipulado no Regulamento do MUS, o vice‑presidente foi selecionado de entre os membros da Comissão Executiva do BCE.
2020
1 de outubro de 2020Bulgária e Croácia aderem à supervisão bancária europeia
A Bulgária e a Croácia passam a participar no MUS mediante a instituição de uma cooperação estreita. A decisão de estabelecer uma cooperação estreita com as autoridades de supervisão bancária destes países – o Българска народна банка (o banco central da Bulgária) e o Hrvatska narodna banka (o banco central da Croácia) – foi tomada em 10 de julho de 2020.
2019
4 de outubro de 2019Yves Mersch nomeado vice‑presidente do Conselho de Supervisão
O Conselho da UE nomeia Yves Mersch para vice‑presidente do Conselho de Supervisão, com início em 7 de outubro de 2019. Como estipulado no Regulamento do MUS, o vice‑presidente foi selecionado de entre os membros da Comissão Executiva do BCE.
2018
6 de dezembro de 2018Andrea Enria nomeado presidente do Conselho de Supervisão
O Conselho da UE nomeia Andrea Enria para presidente do Conselho de Supervisão por um mandato de cinco anos, com início em 1 de janeiro de 2019.
2016
1 de janeiro de 2016Conselho Único de Resolução inicia funções
O Conselho Único de Resolução decide se, e quando, deve ser aplicado o procedimento de resolução a um banco, determinando, no programa de resolução, como serão utilizados os instrumentos de resolução e o Fundo Único de Resolução.
2015
1 de janeiro de 2015Adesão da Lituânia ao MUS
Com a adoção do euro, a Lituânia adere automaticamente ao MUS, tornando‑se o 19.º país participante. Os três bancos lituanos de maior dimensão passam a estar sob a supervisão direta do BCE.
Comunicado2014
11 de fevereiro de 2014Sabine Lautenschläger nomeada vice‑presidente do Conselho de Supervisão
O Conselho da UE nomeia Sabine Lautenschläger para vice‑presidente do Conselho de Supervisão por um mandato de cinco anos, com início em 12 de fevereiro de 2014. Como estipulado no Regulamento do MUS, a vice‑presidente foi selecionada de entre os membros da Comissão Executiva do BCE.
15 de maio de 2014Entrada em vigor do Regulamento‑Quadro do MUS
O Regulamento‑Quadro do MUS estabelece o quadro jurídico para a cooperação do BCE com as autoridades de supervisão nacionais no âmbito do MUS. Rege as relações entre o BCE e as autoridades de supervisão nacionais e inclui disposições diretamente aplicáveis aos bancos.
Regulamento‑Quadro do MUS 19 de agosto de 2014Entrada em vigor do Regulamento do Mecanismo Único de Resolução
O Regulamento do Mecanismo Único de Resolução (MUR) estabelece regras e procedimentos uniformes para a resolução de bancos, no quadro do MUR e com o apoio de um fundo único de resolução. O Conselho Único de Resolução, trabalha em estreita cooperação com as autoridades de resolução nacionais dos países participantes.
4 de setembro de 2014BCE publica lista de instituições de crédito
O BCE publica a lista de instituições de crédito significativas sob a sua supervisão direta, bem como a lista de instituições menos significativas da área do euro, que continuam a ser supervisionadas pelas autoridades de supervisão nacionais.
Comunicado 8 de setembro de 2014Nomeação dos membros da Comissão de Reexame
O Conselho do BCE nomeia os cinco membros efetivos e os dois membros suplentes da Comissão de Reexame. Os bancos podem solicitar a este órgão independente que proceda a uma revisão administrativa das decisões do BCE em matéria de supervisão.
Comunicado 26 de outubro de 2014BCE publica resultados da avaliação completa
Concluída a avaliação completa, o BCE divulga os resultados por banco e por país, juntamente com recomendações em termos de medidas prudenciais.
Avaliação completa 4 de novembro de 2014Entrada em vigor do Regulamento BCE/2014/41 relativo às taxas de supervisão
O Regulamento BCE/2014/41 estabelece como é calculada e aplicada a taxa de supervisão anual e a forma como é cobrada a todos os bancos supervisionados.
Regulamento BCE/2014/41 4 de novembro de 2014Entrada em funcionamento do MUS
O BCE assume plenamente as suas funções de supervisão dos bancos dos Estados‑Membros participantes no MUS.
19 de dezembro de 2014Nomeação dos membros do Conselho Único de Resolução
O Conselho da UE nomeia os membros do Conselho Único de Resolução e adota a metodologia de cálculo da contribuição dos bancos para os fundos de resolução.
2013
23 de outubro de 2013BCE inicia avaliação completa
Em conjunto com as autoridades de supervisão nacionais, o BCE inicia a avaliação completa, que consiste num “exame da saúde financeira” de 130 bancos. Os resultados da avaliação completa foram publicados antes de o BCE assumir as suas funções de supervisão em novembro de 2014.
Comunicado 3 de novembro de 2013Entrada em vigor do Regulamento do MUS
O Regulamento do MUS prevê que o BCE assuma integralmente as suas funções de supervisão em 4 de novembro de 2014.
Principais etapas
- 15 de outubro de 2013 – Conselho da UE adota o Regulamento do MUS
- 12 de setembro de 2013 – Parlamento Europeu aprova as propostas legislativas da Comissão Europeia
- 27 de novembro de 2012 – BCE acolhe favoravelmente as propostas legislativas da Comissão Europeia
- Regulamento do MUS
- Parecer do BCE publicado no Jornal Oficial da União Europeia
Danièle Nouy é nomeada presidente do Conselho de Supervisão
O Conselho da UE nomeia Danièle Nouy para presidente do Conselho de Supervisão por um mandato de cinco anos, com início em 1 de janeiro de 2014.
Comunicado2012
29 de junho de 2012Conselho Europeu abre caminho para a união bancária
Os chefes de Estado ou de Governo dos países da área do euro decidem atribuir funções de supervisão ao BCE no âmbito de um mecanismo único de supervisão.
Principais etapas
- 26 de junho de 2012 – Conselho Europeu publica o relatório Rumo a uma verdadeira União Económica e Monetária
- 30 de maio de 2012 – Comissão Europeia apela à criação de uma união bancária
- 25 de abril de 2012 – Mario Draghi, então presidente do BCE, aborda a questão do reforço da supervisão e resolução bancárias a nível europeu
- Conselho Europeu: declaração da cimeira da área do euro
- Conselho Europeu: Rumo a uma verdadeira União Económica e Monetária
- Mario Draghi: declaração introdutória na audição perante a Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu
Comissão Europeia apresenta propostas legislativas
A Comissão Europeia apresenta propostas de regulamentação, que conferem atribuições de supervisão específicas ao BCE (Regulamento do MUS) e alinham o papel e as responsabilidades da Autoridade Bancária Europeia (European Banking Authority – EBA) com o novo quadro para a supervisão bancária. Elabora também um roteiro para uma união bancária.
Roteiro para uma união bancária 5 de dezembro de 2012“Relatório dos Quatro Presidentes” apresenta planos detalhados para a consecução de uma verdadeira união económica e monetária
Os então presidentes do Conselho Europeu, da Comissão Europeia, do BCE e do Eurogrupo apresentam o relatório Rumo a uma verdadeira União Económica e Monetária, também designado “Relatório dos Quatro Presidentes”. Assente na visão exposta, em 26 de junho de 2012, por Herman Van Rompuy, então presidente do Conselho Europeu, o relatório propõe um roteiro para a criação de uma verdadeira união económica e monetária.
Rumo a uma verdadeira União Económica e Monetária