Planos de recuperação

Os planos de recuperação asseguram que as instituições de crédito estão preparadas para restaurar a sua viabilidade de forma atempada, mesmo em períodos de graves perturbações financeiras. As instituições de crédito sob a supervisão direta do BCE têm de elaborar e manter planos de recuperação e apresentá-los ao BCE para avaliação anualmente. Os planos de recuperação são uma componente essencial do quadro europeu de gestão de crises.

Gestão de crises
Lista de entidades supervisionadas

O BCE apoia as instituições de crédito nos respetivos planos de recuperação e estabelece um diálogo aberto e transparente com as mesmas.

Publicações recentes

Análise comparativa dos planos de recuperação

A análise comparativa do ciclo de planos de recuperação de 2018/2019 incide sobre as principais características dos planos e identifica os domínios onde podem ser efetuadas melhorias.

A análise comparativa engloba os planos avaliados até julho de 2019.

Benchmarking of recovery plans (cycle 2018/19) (apenas em língua inglesa)

Artigo sobre a capacidade de recuperação global publicado na Supervision Newsletter

A capacidade de recuperação global é um bom indicador da resiliência das instituições de crédito. Consiste em saber até que ponto uma instituição de crédito pode restaurar o seu capital e liquidez em situações de crise excecionais, mas plausíveis, mediante a implementação de opções de recuperação.

Artigo na Supervision Newsletter: “Overall recovery capacity – getting it right” (apenas em língua inglesa)

Relatório do BCE sobre planos de recuperação

O relatório, redigido após três ciclos sucessivos de avaliações de planos de recuperação, apresenta as lições retiradas pelo BCE e algumas melhores práticas observadas em cinco domínios fundamentais: opções de recuperação, capacidade de recuperação global, indicadores de recuperação, guias de implementação e exercícios de simulação. Visa ajudar as instituições significativas a melhorar ainda mais os respetivos planos e a torná-los mais operacionais.

ECB Report on recovery plans (apenas em língua inglesa)

Todos os materiais publicados

12 de fevereiro de 2020

“Benchmarking of recovery plans (cycle 2018/19)” (análise comparativa dos planos de recuperação (ciclo de 2018/2019)

12 de fevereiro de 2020

“Benchmarking for better recovery plans” (artigo publicado na Supervision Newsletter sobre a análise comparativa para a melhoria dos planos de recuperação)

14 de agosto de 2019

“Overall recovery capacity: getting it right” (artigo publicado na Supervision Newsletter sobre a capacidade de recuperação global)

15 de agosto de 2018

“Recovery planning: the ECB experience” (artigo publicado na Supervision Newsletter sobre a experiência do BCE no domínio dos planos de recuperação)

3 de julho de 2018

“Report on recovery plans” (relatório do BCE sobre planos de recuperação)

15 de novembro de 2017

“Recovery and resolution: banks need to be prepared” (artigo publicado na Supervision Newsletter sobre a necessidade de preparação das instituições de crédito para a recuperação e a resolução)