Menu

Planos de recuperação

Os planos de recuperação asseguram que as instituições de crédito estão preparadas para restaurar a sua viabilidade de forma atempada, mesmo em períodos de graves perturbações financeiras. As instituições de crédito sob a supervisão direta do BCE têm de elaborar e manter planos de recuperação e apresentá-los anualmente ao BCE para avaliação. Os planos de recuperação são uma componente essencial do quadro europeu de gestão de crises.

Gestão de crises
Lista de entidades supervisionadas

O BCE apoia as instituições de crédito nos respetivos planos de recuperação e estabelece um diálogo aberto e transparente com as mesmas.

Publicações recentes

Análise comparativa dos planos de recuperação

A análise comparativa do ciclo de planos de recuperação de 2019/2020 incide sobre as principais características dos planos e identifica os domínios onde podem ser efetuadas melhorias.

A análise comparativa engloba os planos avaliados até julho de 2020.

Benchmarking of recovery plans (cycle 2019/20) (apenas em língua inglesa)

Artigo sobre o impacto da pandemia publicado na Supervision Newsletter

A pandemia pôs à prova os planos de recuperação das instituições de crédito. Contudo, para superar um desafio desta dimensão a nível de todo o sistema, as instituições de crédito têm de melhorar partes cruciais dos seus planos de recuperação, de acordo com as conclusões retiradas pelo BCE no seu mais recente exercício de análise comparativa.

Artigo na Supervision Newsletter: COVID-19 exposes weaknesses in banks’ recovery plans (apenas em língua inglesa)

Relatório do BCE sobre planos de recuperação

O relatório, redigido após três ciclos sucessivos de avaliações de planos de recuperação, apresenta as lições retiradas pelo BCE e algumas melhores práticas observadas em cinco domínios fundamentais: opções de recuperação, capacidade de recuperação global, indicadores de recuperação, guias de implementação e exercícios de simulação. Visa ajudar as instituições significativas a melhorar ainda mais os respetivos planos e a torná-los mais operacionais.

ECB Report on recovery plans (apenas em língua inglesa)

Todos os materiais publicados

13 de abril de 2021

“Benchmarking of recovery plans (cycle 2019/20)” (análise comparativa dos planos de recuperação (ciclo de 2019/2020)

17 de fevereiro de 2021

“COVID-19 exposes weaknesses in banks’ recovery plans” (artigo publicado na Supervision Newsletter sobre o impacto da COVID‑19 nos planos de recuperação das instituições de crédito)

12 de fevereiro de 2020

“Benchmarking of recovery plans (cycle 2018/19)” (análise comparativa dos planos de recuperação (ciclo de 2018/2019)

12 de fevereiro de 2020

“Benchmarking for better recovery plans” (artigo publicado na Supervision Newsletter sobre a análise comparativa para a melhoria dos planos de recuperação)

14 de agosto de 2019

“Overall recovery capacity: getting it right” (artigo publicado na Supervision Newsletter sobre a capacidade de recuperação global)

15 de agosto de 2018

“Recovery planning: the ECB experience” (artigo publicado na Supervision Newsletter sobre a experiência do BCE no domínio dos planos de recuperação)

3 de julho de 2018

“Report on recovery plans” (relatório do BCE sobre os planos de recuperação)

15 de novembro de 2017

“Recovery and resolution: banks need to be prepared” (artigo publicado na Supervision Newsletter sobre a necessidade de preparação das instituições de crédito para a recuperação e a resolução)