Planos de recuperação
Os planos de recuperação asseguram que as instituições de crédito possam restaurar atempadamente a viabilidade, mesmo em períodos de dificuldades financeiras graves. As instituições de crédito sob a supervisão direta do BCE têm de elaborar e manter planos de recuperação e apresentá‑los anualmente ao BCE para avaliação. Os planos de recuperação são uma componente essencial do quadro europeu de gestão de crises.
O BCE apoia as instituições de crédito no planeamento da recuperação e estabelece um diálogo aberto e transparente com as mesmas.
Análise comparativa dos planos de recuperação
A análise comparativa dos planos de recuperação do ciclo de 2019/20 incide sobre as principais características dos planos e identifica os domínios que requerem melhoria. Abrange os planos analisados até julho de 2020.
Análise comparativa dos planos de recuperação (ciclo de 2019/20)Artigo sobre o impacto da pandemia
A pandemia pôs à prova os planos de recuperação das instituições de crédito. Contudo, para superar um desafio desta dimensão a nível de todo o sistema, as instituições de crédito têm de melhorar partes cruciais dos seus planos de recuperação, como constatado pelo BCE no mais recente exercício de análise comparativa.
Artigo da Supervision Newsletter: “COVID‑19 exposes weaknesses in banks’ recovery plans”Relatório do BCE sobre planos de recuperação
Redigido após três ciclos sucessivos de análise de planos de recuperação, este relatório apresenta as lições retiradas pelo BCE e algumas melhores práticas observadas em cinco domínios fundamentais: opções de recuperação, capacidade de recuperação global, indicadores de recuperação, manuais de implementação e exercícios de simulação. Visa ajudar as instituições significativas a continuar a melhorar os seus planos de recuperação e a torná‑los mais operacionais.
Relatório sobre planos de recuperaçãoQUER SABER MAIS?
CONSULTE OUTRAS PUBLICAÇÕES