Menu

Lista de instituições de crédito supervisionadas

O BCE mantém uma lista de todas as instituições de crédito significativas sob a sua supervisão direta e das instituições de crédito menos significativas sob a sua supervisão indireta.

A lista de entidades supervisionadas é atualizada regularmente e reflete todas as decisões relativas ao caráter significativo das instituições de crédito que entraram em vigor antes da data de fecho das alterações pertinente.

Número de entidades supervisionadas diretamente pelo BCE: 114

Lista de todas as entidades supervisionadas (data de fecho das alterações: 1 de julho de 2021)
Alterações desde a última atualização
Anteriores listas de todas as entidades supervisionadas

Introdução à lista (incluindo a respetiva base jurídica)

O BCE analisa anualmente o caráter significativo de todas as instituições de crédito abrangidas pela supervisão bancária europeia. Realiza igualmente avaliações ad hoc durante o ano quando necessário – por exemplo, no contexto da concessão de autorizações (licenças), da revogação de autorizações ou quando se verificam alterações na estrutura de um grupo.

Critérios de determinação do caráter significativo

A análise anual de 2020 levou às seguintes alterações na lista de entidades significativas:

  • Duas novas instituições de crédito foram classificadas como significativas: o LP Group B.V. dos Países Baixos cumpriu o critério da dimensão (total dos ativos superior a 30 mil milhões de euros) e o Agri Europe Cyprus Limited passou a ser uma das três instituições de crédito mais significativas na Eslovénia.
  • No caso de três instituições de crédito significativas, o critério de classificação como entidade significativa mudou: duas cumprem agora o critério da dimensão e uma tem agora atividades transfronteiras significativas.

Informação detalhada sobre as alterações decorrentes da análise anual

Além da análise anual, a adesão da Bulgária e da Croácia à supervisão bancária europeia em 2020 levou à classificação de cinco instituições de crédito búlgaras e oito instituições de crédito croatas como significativas. Acresce que uma alteração metodológica destinada a evitar uma dupla contabilização levou à exclusão de três instituições de crédito da lista de entidades supervisionadas significativas.

Tipos de entidades supervisionadas

Os tipos de entidades supervisionadas referidos no Regulamento-Quadro do Mecanismo Único de Supervisão são:

  • instituições de crédito estabelecidas nos Estados-Membros participantes
  • companhias financeiras estabelecidas nos Estados-Membros participantes
  • companhias financeiras mistas estabelecidas nos Estados-Membros participantes
  • sucursais estabelecidas nos Estados-Membros participantes por instituições de crédito estabelecidas em Estados-Membros não participantes