Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Prestação de contas

O exercício de funções de supervisão é uma responsabilidade nova e significativa para o BCE, implicando obrigações de prestação de contas apropriadas.

A prestação de contas é fundamental para a transparência, legitimidade e independência das decisões de supervisão.

Parlamento Europeu e Conselho da União Europeia

O Regulamento do Mecanismo Único de Supervisão (MUS) define um quadro de prestação de contas robusto e abrangente. A forma como os requisitos de prestação de contas devem ser cumpridos é clarificada nos documentos seguintes:

  • Acordo Interinstitucional entre o Parlamento Europeu e o BCE
  • Memorando de Entendimento entre o Conselho da União Europeia e o BCE
Principais canais de prestação de contas
Audições e trocas de pontos de vista O presidente do Conselho de Supervisão participa em audições regulares e trocas de pontos de vista no Parlamento Europeu e no Eurogrupo, na presença de todos os Estados-Membros participantes no MUS.
Perguntas escritas Os membros do Parlamento Europeu e do Eurogrupo podem colocar perguntas escritas ao presidente do Conselho de Supervisão.
Relatórios anuais O BCE apresenta um relatório anual sobre o desempenho das suas funções de supervisão ao Parlamento Europeu, ao Conselho da União Europeia, ao Eurogrupo, à Comissão Europeia e aos parlamentos nacionais dos Estados-Membros participantes.

Declarações dos membros do Conselho de Supervisão

Declarações de cumprimento
Declarações de interesses

SEE ALSO

Find out more about related content

Legal documents

Regulatory environment

Todas as páginas desta secção

Whistleblowing