Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Análise prudencial (SREP)

As autoridades de supervisão analisam os riscos enfrentados pelas instituições de crédito e verificam se estas estão preparadas para os gerir adequadamente. Esta atividade designa‑se “processo de análise e avaliação para fins de supervisão” (Supervisory Review and Evaluation Process – SREP). O SREP visa proporcionar uma análise coerente dos perfis de risco das instituições de crédito e permite a tomada de decisões sobre as medidas de supervisão necessárias.

O que é o SREP?

Resultados do SREP

Resultados agregados do SREP de 2023

Uma vez por ano, publicamos um resumo dos resultados do SREP para todas as instituições de crédito sob a nossa supervisão direta.

Mais informação
Requisitos do Pilar 2

Especificamos o montante de fundos próprios que cada entidade supervisionada necessita de deter para cobrir os riscos que enfrenta.

Mais informação
Orientações do Pilar 2

Esperamos que as instituições de crédito detenham fundos próprios suficientes para poderem enfrentar situações de tensão.

Mais informação

Como realizamos o SREP?

As autoridades de supervisão utilizam uma metodologia única e um conjunto harmonizado de instrumentos para avaliar as instituições de crédito de forma consistente. Centram‑se nos modelos de negócio das instituições de crédito, na governação interna, nos riscos em termos de fundos próprios e nos riscos de liquidez.

Mais informação

Modelo de negócio

As autoridades de supervisão analisam o modelo de negócio de uma instituição de crédito para ficar a conhecer as atividades e linhas de negócio mais importantes da mesma, o enquadramento em que esta opera e as suas principais vulnerabilidades.

Mais informação

Governação interna

As autoridades de supervisão analisam cuidadosamente o modo como uma instituição de crédito é gerida, examinando as pessoas, funções, órgãos e comités mais importantes.

Mais informação

Riscos em termos de fundos próprios

As autoridades de supervisão avaliam quatro categorias de risco: o risco de crédito, o risco de mercado, o risco de taxa de juro da carteira bancária e o risco operacional.

Mais informação

Riscos em termos de liquidez

As autoridades de supervisão verificam a capacidade de uma instituição de crédito para cobrir necessidades pontuais de fundos, por exemplo, em períodos de incerteza económica, quando os depositantes poderão levantar muito mais dinheiro do que o habitual.

Mais informação

Em que se baseia o SREP?

Testes de esforço

No âmbito do SREP, as autoridades de supervisão recorrem a testes de esforço para identificar e responder às vulnerabilidades das instituições de crédito numa fase precoce.

Mais informação
Prioridades prudenciais

A Supervisão Bancária do BCE define todos os anos as prioridades prudenciais que orientam o SREP no ano seguinte.

Mais informação
Análise dos riscos

Todos os anos, a Supervisão Bancária do BCE identifica e avalia os riscos enfrentados pelas instituições de crédito, a fim de determinar os domínios de incidência do SREP.

Mais informação

Todas as páginas desta secção

Participação de infrações