Processo de análise e avaliação para fins de supervisão
As autoridades de supervisão analisam os riscos enfrentados pelas instituições de crédito e verificam se estas estão preparadas para os gerir adequadamente. Esta atividade designa‑se “processo de análise e avaliação para fins de supervisão” (Supervisory Review and Evaluation Process – SREP). O SREP visa proporcionar uma análise coerente dos perfis de risco das instituições de crédito e permite a tomada de decisões sobre as medidas de supervisão necessárias.
O que é o SREP?
Como realizamos o SREP?
As autoridades de supervisão utilizam uma metodologia única e um conjunto harmonizado de instrumentos para avaliar as instituições de crédito de forma consistente. Concentram‑se nos modelos de negócio das instituições de crédito, na governação interna e nos riscos em termos de fundos próprios e de liquidez.
Mais informaçãoModelo de negócio
As autoridades de supervisão analisam o modelo de negócio de uma instituição de crédito para ficar a conhecer as atividades e linhas de negócio mais importantes da mesma, o enquadramento em que esta opera e as suas principais vulnerabilidades.
Mais informaçãoGovernação interna
As autoridades de supervisão analisam cuidadosamente o modo como uma instituição de crédito é gerida, examinando as pessoas, funções, órgãos e comités mais importantes.
Mais informaçãoRiscos em termos de fundos próprios
As autoridades de supervisão avaliam quatro categorias de risco: o risco de crédito, o risco de mercado, o risco de taxa de juro da carteira bancária e o risco operacional.
Mais informaçãoRiscos em termos de liquidez
As autoridades de supervisão verificam a capacidade de uma instituição de crédito para cobrir necessidades pontuais de fundos, por exemplo, em períodos de incerteza económica, quando os depositantes poderão levantar muito mais dinheiro do que o habitual.
Mais informaçãoPUBLICAÇÕES MAIS RECENTES
TODOS OS EXERCÍCIOS DO SREP NUM SÓ LUGAR