Menu

Prioridades prudenciais e análise dos riscos e das vulnerabilidades

As prioridades prudenciais estabelecem os domínios de incidência da Supervisão Bancária do BCE no ano seguinte. São definidas anualmente, mas podem ser revistas a qualquer momento, se a evolução dos riscos o justificar.

Prioridades prudenciais em 2021

Em que se baseiam as prioridades prudenciais?

As prioridades prudenciais assentam na análise dos principais riscos e vulnerabilidades das instituições de crédito supervisionadas no atual contexto económico, regulamentar e prudencial.

Análise dos riscos e das vulnerabilidades

O exercício anual de análise dos riscos identifica e avalia os principais riscos e vulnerabilidades que se espera que afetem as instituições supervisionadas. A Supervisão Bancária do BCE realiza a análise em estreita cooperação com as autoridades de supervisão nacionais. As autoridades de supervisão acompanham permanentemente todos os desenvolvimentos relacionados com os riscos e as vulnerabilidades identificados, a fim de adaptarem e priorizarem as respetivas medidas em conformidade. Tal faz parte de uma abordagem prudencial dinâmica e baseada no risco.

Análise dos riscos e das vulnerabilidades em 2021

Como utilizamos as prioridades prudenciais e a análise dos riscos?

Além de estabelecerem os principais domínios de incidência das autoridades de supervisão no ano seguinte, as prioridades prudenciais e a análise dos riscos proporcionam um contributo importante para o processo de análise e avaliação para fins de supervisão (Supervisory Review and Evaluation Process – SREP).

SREP