Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Estruturas organizacionais

As funções de supervisão e de política monetária do BCE são diferentes e realizadas separadamente. Por exemplo, os órgãos de decisão do BCE discutem questões de política monetária e de supervisão em reuniões separadas.

A separação organizacional entre os membros do pessoal que contribuem diretamente para a função de política monetária e os membros envolvidos na supervisão serve para evitar potenciais conflitos de interesses.

Como está organizada a Supervisão Bancária do BCE?

Veja como a supervisão bancária europeia está organizada no BCE

Conselho de Supervisão

O Conselho de Supervisão colabora com as autoridades de supervisão nacionais, a fim de manter a segurança do sistema bancário europeu. Para o efeito, conta com o apoio do Comité Diretor. Como estão organizados estes dois órgãos e quem são os seus membros?

Conselho de Supervisão e Comité Diretor

Comissão de Reexame

A Comissão de Reexame efetua revisões administrativas internas das decisões de supervisão do BCE, a pedido dos destinatários das decisões em causa. Emite pareceres assentes nos conhecimentos especializados e na apreciação dos seus membros, em consonância com a legislação da União Europeia.

Comissão de Reexame

Painel de Mediação

O Painel de Mediação resolve as diferenças decorrentes da eventual objeção do Conselho do BCE a uma decisão tomada pelo Conselho de Supervisão. Os membros do Painel de Mediação são selecionados de entre os membros do Conselho do BCE e do Conselho de Supervisão.

Painel de Mediação

Organograma

O estabelecimento da supervisão bancária europeia, também conhecida como “Mecanismo Único de Supervisão” exigiu alterações na estrutura organizacional do BCE, incluindo a criação de novas unidades organizacionais. Seis direções‑gerais e um secretariado dedicam‑se exclusivamente à supervisão bancária.

Organograma
Não é especialista? Veja a nossa nota explicativa
Saiba mais
Supervisão bancária explicada

Todas as páginas desta secção

Participação de infrações