Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
  • COMUNICADO

BCE publica guia sobre inspeções no local e verificações de modelos internos

21 de setembro de 2018

  • O guia explica como a Supervisão Bancária do BCE realiza inspeções.
  • A publicação do guia visa apoiar as práticas de supervisão e aumentar a transparência.
  • A publicação surge na sequência da conclusão de uma consulta pública.

O Banco Central Europeu (BCE) publica hoje um guia sobre inspeções no local e verificações de modelos internos. A publicação surge na sequência da conclusão de uma consulta pública.

As inspeções são um instrumento de supervisão bancária crucial em todo o mundo. Elaborado em estreita cooperação com as autoridades nacionais competentes, o guia tem por objetivo explicar como a Supervisão Bancária do BCE realiza as inspeções e ser um documento útil para as instituições de crédito sujeitas a inspeções. Com a publicação do guia, o BCE aumenta a transparência proporcionada ao setor bancário.

A inspeção das instituições de crédito visa fornecer uma análise aprofundada dos diferentes riscos, sistemas de controlo interno, modelos de negócio ou governação. Com um âmbito e calendário predefinidos, as inspeções são realizadas nas instalações da instituição de crédito ou entidade jurídica relacionada inspecionada. As inspeções devem ser intrusivas, sem prejuízo do princípio da proporcionalidade. O seu objetivo é oferecer uma visão detalhada da situação de determinada instituição de crédito, incluindo uma análise prospetiva. O guia apresenta uma panorâmica do quadro geral ao abrigo do qual as inspeções são realizadas, descreve as diversas fases de inspeção e define os princípios a seguir, tanto pelas instituições de crédito como pelas equipas de inspeção.

O guia encontra-se disponível no sítio do BCE dedicado à supervisão bancária, conjuntamente com um documento de análise, que explica a forma como os comentários recebidos das partes interessadas durante a consulta pública foram tidos em conta e apresenta os comentários em si.

Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Nicos Keranis (tel.: +49 69 1344 7806).

Notas:

Guia sobre inspeções no local e verificações de modelos internos Todos os documentos relativos à consulta pública
CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa
Participação de infrações