Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
  • COMUNICADO

BCE realizará um teste de esforço centrado na capacidade das instituições de crédito de recuperar de um ciberataque

3 de janeiro de 2024

  • O teste de esforço visa avaliar a capacidade de resposta e recuperação face a um ciberataque e abrangerá 109 instituições de crédito supervisionadas pelo BCE.
  • O cenário do teste pressupõe que as instituições de crédito serão alvo de um ciberataque bem‑sucedido, que afetará as suas operações diárias.
  • Os supervisores debaterão os resultados com cada instituição no contexto do processo regular de análise para fins de supervisão.

Em 2024, o Banco Central Europeu (BCE) realizará um teste de esforço centrado na ciber‑resiliência, que abrangerá 109 instituições de crédito sob a sua supervisão direta. O exercício avaliará a forma como as instituições respondem e recuperam de um ciberataque e não a sua capacidade de o evitar.

No cenário do teste de esforço, o ciberataque afeta as operações diárias das instituições de crédito. Estas testarão então as suas medidas de resposta e recuperação, incluindo a ativação de procedimentos de emergência e planos de contingência e o restabelecimento do funcionamento normal. Subsequentemente, os supervisores avaliarão até que ponto as instituições podem lidar com um cenário desta natureza.

Como parte do exercício, 28 instituições de crédito serão objeto de uma avaliação reforçada, no âmbito da qual terão de apresentar informações adicionais sobre a forma como lidaram com o ciberataque. Esta amostra de instituições contempla diferentes modelos de negócio e regiões geográficas, a fim de proporcionar uma visão adequada do sistema bancário da área do euro e assegurar que existe uma coordenação eficiente com outras atividades de supervisão.

Este exercício predominantemente qualitativo não terá impacto nos fundos próprios através das orientações do Pilar 2, que constituem uma recomendação dirigida a cada instituição de crédito sobre o nível de fundos próprios que devem deter para além dos requisitos vinculativos. As constatações efetuadas serão utilizadas na avaliação prudencial mais abrangente em 2024. Os supervisores debaterão os resultados obtidos e as lições retiradas com cada instituição de crédito no ciclo de 2024 do processo de análise e avaliação para fins de supervisão (Supervisory Review and Evaluation Process – SREP), que incide sobre o perfil de risco específico de cada instituição. Os principais resultados do exercício serão comunicados no verão de 2024.

Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Simon Spornberger (tel.: +49 151 15661448) ou Esther Tejedor (tel.: +49 172 5171280).

Notas

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa
Participação de infrações