Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
  • COMUNICADO

Supervisão Bancária do BCE publica prioridades para 2016

6 de janeiro de 2016
  • A Supervisão Bancária do BCE identificou cinco áreas prioritárias para 2016.
  • As prioridades assentam na avaliação dos principais riscos enfrentados pelos bancos.
  • Serão realizadas iniciativas de supervisão para cada risco.

O Banco Central Europeu (BCE) publicou hoje as suas prioridades para 2016 no que respeita à supervisão dos bancos significativos na área do euro. As cinco áreas prioritárias têm por base a avaliação dos principais riscos com que os bancos se defrontam no contexto atual. O risco associado ao modelo de negócio e à rendibilidade apresenta-se como o mais elevado, seguindo-se outras questões relevantes, que assumem diferentes graus de importância consoante os países da área do euro.

Nas palavras de Danièle Nouy, Presidente do Conselho de Supervisão do BCE: “Ao entrarmos no segundo ano completo a supervisionar os bancos na área do euro, pretendemos mostrar com transparência, desde o início do ano, o que norteará o nosso trabalho. As prioridades constituem um instrumento essencial para coordenar as medidas de supervisão entre os bancos de forma harmonizada e proporcional, contribuindo simultaneamente para garantir condições de igualdade e apoiar o crescimento.”

As cinco prioridades para 2016 em matéria de supervisão são as seguintes:

  • risco associado ao modelo de negócio e à rendibilidade
  • risco de crédito
  • adequação dos fundos próprios
  • governação do risco e qualidade dos dados
  • liquidez

Serão realizadas diversas iniciativas de supervisão para cada uma das prioridades. Em alguns casos, a implementação plena das mesmas poderá prolongar-se por mais de um ano. Ao nível dos bancos, a atividade de supervisão poderá ter de ser ajustada ao perfil de risco específico de cada instituição de crédito.

É possível encontrar uma explicação mais detalhada das prioridades para 2016 no domínio da supervisão no sítio do BCE dedicado à supervisão bancária.

Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Rolf Benders (tel.: +49 69 1344 6925).

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa
Participação de infrações