Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Análises da qualidade dos ativos

As análises da qualidade dos ativos visam clarificar a situação das instituições de crédito que estão ou virão a estar sujeitas à supervisão direta do BCE. Ajudam o BCE a garantir que as instituições de crédito sob a sua supervisão estão adequadamente capitalizadas.

A metodologia aplicada nas análises da qualidade dos ativos é definida num manual específico, o Asset Quality Review – Phase 2 Manual.

Cada análise da qualidade dos ativos termina com a divulgação dos dados por instituição de crédito. Depois de concluída a análise, as equipas conjuntas de supervisão, que incluem técnicos de supervisão do BCE e das autoridades nacionais competentes, dão seguimento aos resultados qualitativos e quantitativos da mesma. Quando a análise da qualidade dos ativos é realizada a pedido de um país da União Europeia não participante na supervisão bancária europeia, é a autoridade de supervisão nacional do país em causa que dá seguimento aos resultados.

As autoridades de supervisão abordam todos os riscos identificados, como parte da supervisão permanente das instituições de crédito. Mais especificamente, os resultados das análises da qualidade dos ativos são incorporados na avaliação contínua dos riscos, da governação e da situação de fundos próprios das instituições de crédito no âmbito do processo de análise e avaliação para fins de supervisão (Supervisory Review and Evaluation Process – SREP).

Asset quality review - Phase 2 Manual Perguntas frequentes sobre o manual

Os resultados das análises da qualidade dos ativos realizadas antes de 2023 estão disponíveis na página dedicada às avaliações completas.

Participação de infrações